terça-feira, 23 de agosto de 2016

WUXIA, OS FILMES DE SUPER-HERÓIS CHINESES

Cada um com o seu herói...e sem preconceito


 
 

                 Um amigo e eu conversávamos sobre filmes, e em um momento me perguntou se eu gostava de filmes de ação , respondi que sim, inclusive de artes marciais. Ele disse que adorava o Jackie Chan, eu concordei, mas no momento seguinte discordamos quando ele se manifestou em não gostar “daqueles filmes que o cara voa”. Achei estranho , ele gostava de quadrinhos e de filmes de super-heróis, portanto na minha concepção qual era o problema do sujeito voar, se era a técnica milenar, disse a ele. ”Ah não sei não, acho forçado”, respondeu descobri que opinião dele não era solitária, pois era uma frase já ouvida por mim, mas foi a primeira vez que me questionei de por que alguém que gosta de super-heróis não gosta do gênero Wuxia.



                   Momento wikipédia: Wuxia é um gênero cinematográfico e literário em que a ação normalmente se passa da dinastia Qing .Além da dinastia Qing, pode ser dai para trás , que mistura lutas de espadas com folclore e artes marciais, algumas das histórias contam de forma mistificada acontecimentos reais. Então normalmente é uma história de FANTASIA, e muito de seus personagens sendo reais (como IP Man) e fictícios tornam-se lendas. Deixando claro que os filmes de Ip man não são Wuxias (podem um dia se tornar), mas é claro que ele acabou se tornando uma lenda.


 
                   Nesses filmes vemos a arte marcial encontrando Bruxas, feiticeiros siameses, heróis voadores, pessoas que planam em bambus, espadas capazes de destruir exércitos, sobrancelhas  (e cabelos) que atacam seus adversários. E ainda me pergunto, o que à de mau nisso? Por que ainda existe um preconceito e um costume de termos tudo explicadinho , costumes adquiridos pelos filmes americanos. Isso não é uma critica ao grande cinema americano, é que por causa do costume não abrimos nossas cabeças a aquilo que já é milenar na China. Não precisa ser toda vez explicado quando uma mulher flutua por casas atrás de uma ladra. Isso é da história, é daquele costume. Os filmes de Wuxia são os filmes de super-heróis chineses!!!
 
                    A maioria das pessoas , e alguns cinéfilos ocasionais, não considera que um filme de Wuxia possa ser um filme de super-heróis. Vejam bem, se virmos um filme americano e de repente um sujeito escala paredes, voe, golpeie paredes, se multiplique , levite, transforma-se em uma borboleta , ataque seus inimigos com os cabelos, tenha asas e seja um alienígena que vem para terra e solte visão de calor, está tudo bem. Se é chinês é ridículo, é forçado. Ai alguns vão dizer: ”Ah, mas o sol amarelo faz isso com ele”. Maravilha, me convenceu!!Eles nasceram assim por causa na mutação genética, claro as pessoas não nascem em condições de mal formação genética, as vezes sem dedos ou braços, elas nascem com asas.
 
 
 
                     Enquanto Hollywood e muitos blogueiros e vlogueiros estão preocupados com os filmes de super-heroinas, eu quero apenas que relaxem e sem preconceito olhem para o oriente e descubram que em 1992 já existia filme de super-heroina.Heroic trio foi um sucesso e é um dos mais divertidos que se pode encontrar. As heroínas (Michele Yeoh, Anita Mui e Maggie Cheung)fazem de tudo nesse incrível filme, voam, ficam invisíveis, pulam por muros sentadas em barris acesos por bombas, cortam balas ao meio. Elas podem porque tudo isso é fantasia, não precisamos explicar, elas apenas fazem.
Maggie Cheung em Heroic Trio (1992)
 
               A técnica apresentada nos filmes wuxia, como a levitação não são explicadas, não basta as cenas serem belíssimas, é necessário fazer sentido, apesar de acharem que alguém escalando paredes usando tenis seja muito cientifico. Parece que o único tipo de herói é aquele criado na terra do Tio Sam. Por que aceitam, ai estou mudando o país, que os cavaleiros do zodíacos tenham poderes. Novamente peço apenas que abram as mentes e abracem a frase : Wuxia são filmes de super-heróis chineses(taiwaneses, tailandeses, etc...).Mergulhe na fantasia e divirta-se.
 
Uma das mais belas cenas de luta do gênero, por Zhang Yimou:
por Marcos Damiani lobo