quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Singapura-Volta o Mundo em 80 filmes (Around the world in eighty films)

Singapura
The Teenage Textbook Movie
1998 – de Philip Lam Com:Melody Chan.
      
                   Em um desses programas de viajem, um rapaz que mora em Singapura comentou que o País era um lugar incrível onde se achava de tudo, se eles não tem eles mandam fazer.Se eles não tem a torre Eiffel eles mandam fazer uma.Se eles não tem uma praia eles fabricam, se eles não tem uma montanha com clima gélido eles constroem uma estrutura gigante para mudar o clima.Eles construiram em sua super potencia econômica um país artificial.Eles conseguem fazer isso com esse The Teenage Textbox Movie.

                  O filme não poderia ser melhor em copiar tudo que era datado nos anos 90.Enquanto que os filmes asiáticos estavam todos em excelente fase( O boom da 5ª geração nas Tres Chinas,o inicio da Nouvelle vague Coreana, o cinema japonês, a boa fase vietnamita...etc)a grande potencia de Singapura não se manifestava em seu pequeno cinema. Nos tempos de 2000 para cá ao menos a quantitade de produções aumentou(de uma média que passou de 3 por ano nos anos 90 a 30 produções anuais), ao menos isso é positivo.
               The Teenage é o filme em que a montagem tenta ser criativa e até consegue isso em seus primeiros minutos, mas que vai se arrastando aos poucos quando a narração em off dá lugar as atuações de atores que parecem amadores e que articulam artificialmente seu ingles.A história de Jovens adolescentes que se relacionam, em destaque para os dois principais que são tímidos,o diretor se dá por satisfeitocopiando tudo do cinema americano adolescente, desde os letreiros no início ao tipo de trilha sonora brega que não para de mudar um instante, alem de incontáveis fade-out.
                  Philip Lim, não tem pegada alternativa e  o constrói uma obra datada sem charme.Um filme que mergulha nos anos 90 mas nem molha o joelho.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Futurismo Itáliano- Artes plásticas no Cinema


Futurismo Italiano

Inicio:1916

                                           Carlo Carrá, Le Cavalier Rouge, 1912

A coragem, a audácia , a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia”.

Filippo Tommasso Marinetti, Item 2 do Manifesto Futurista.


                    Observamos a audácia de um movimento incrível, porque movimento é a palavra ideal.O futurismo preocupa-se em captar por muitas vezes todos ao mesmo tempo, tendo em suas bases o cubismo e o abstracionismo.A arte futurista capta o deslocamento, a dinâmica com os contornos se movimentando.
                   ”Liberdade as palavra” é o designo para a literatura.”Liberdade para as imagens “ é o apelo que podemos aplicar a pintura...e também para o cinema.
                   Enrico Prampolini foi um grande escultor, pintor e cenógrafo.Também esteve envolvido com os Fascistas.Mas colaborou com Anton Giulio Bragaglia no único sobrevivente do cinema futurista, o filme Thaïs (1917).
                                             Apparizione cosmica dell'essere Aerodinamico de Enrico Prampolini

                     O filme de Anton tem uma história tipica de tragédia romantica do periodo.Uma jovem envolve-se com o marido da melhor amiga.Porem os aspectos técnicos e a cenografia genial de Prampolini (com utilização de contrastes preto e brancos e figuras geométricas) serviram de inspiração até para o cinema expressionista alemão.


Filme online: