quarta-feira, 26 de abril de 2017

Indonésia _Volta ao mundo em 80 filmes (Around the world in eighty films)

Merantau - 2009

Gareth Evans.Com Iko Uwais.


                     Para recomeçar Planos Lupinos de seu iato, chutando a porta e quebrando ossos, claro sem a perfeição que seus sucessores The Raid:redemption (2011)e The Raid 2:Berandal(2014) alcançaram, Dirigidos por Evans e estrelados por Iko, Merantau é o treino antes da luta começar, um belo treino.
                      Filme simples e básico , com suas prostitutas de bom coração, irmão que é criança/delinquente, o rapaz simples e ingênuo na cidade grande e o vilão ocidental . Reciclagem de quilos de filmes chineses , porem com coreografia crua e bruta , apresentando para o mundo a técnica do Silat, apresentando para o mundo a Jacarta quente e tensa.
                     O cinema indonês desde a era colonial (por Volta dos anos1900) Luta por alguma coisa, luta por um espaço e crescimento. Lutaram contra os holandeses depois contra a invasão japonesa, depois contra a censura setentista para terem sua suada liberdade nos anos 80 mas quando a luta parecia terminada a televisão e a pirataria, além de uma nova invasão de mercado estrangeiro dera um novo golpe no cinema da indonésia.
                    Derrubado, o cinema do país teve uma sobre vida graças a uma revolução de comportamento e o cinema independente foi o salvador. Os filmes começaram a crescer de 2009 para cá , Merantau e principalmente The Raid, foram filmes os que colocaram a Indonésia no mapa do Cinema Mundial.Por isso, Evans , Uwais e seus amigos de "briga" não podem ser jamais menosprezados e sim respeitados.