Esta é minha viagem pelo cinema Mundial,.Conhecendo e
comentando de forma bem particular o cinema e películas de cada país.Começo a
viagem pelo continente americano
Canada
O cinema
canadense como se sabe,é um duplo.Pela divisão em sua população,a industria
deste país teve sempre dificuldades.Brincando com esse tema da duplicidade
escolhi o filme DEAD RINGERS (aqui
como GEMEOS –MORBIDA SEMELHANÇA).o
filme é uma co produção EUA-CAN de 1988, estrelado por Jeremy Irons e Geneviere
Bujold e dirigido pelo maior cineasta canadense:David Cronenberg.
A historia
verídica de dois gêmeos ginecologistas viciados, que trocam de lugar em
qualquer situação,digo TODAS AS SITUAÇÕES,rendeu um dos melhores filmes de
Cronenberg (ao lado de A MOSCA,também do mesmo período).A
Película tem todos os elementos do cinema mórbido de David,degeneração do corpo
e da mente,masoquismo sexual,sonhos macabros ,todos aqui duplicados.Me vem a
cabeça duas cenas magníficas,o sonho com gêmeos Xifópagos e a cena da sala de
operação ,onde todos usam uma indumentária de um vermelho assustador que nos
fazem lembrar de adoradores satânicos,nessa mesa de sacrifício um dos irmãos
quer usar seus instrumentos ginecológicos que mais parecem aparelhos de tortura
pré- medievais.Mas tudo feito com elegância por Cronenberg,até onde se pode
encontrar elegância em um mundo tão destrutivo e degenerado...e duplicado
também.
Estados Unidos
Falar do cinema americano é um pouco redundante,pelo seu
tamanho,significado e industria é “chover no molhado”ou outros ditados mais
batidos.
Poderia escolher qualquer ano ou gênero que os americanos tem de
sobra.Resolvi escolher um filme do grande Howard Hawks:
Jejum de
Amor (HIs GIRL FRIDAY) - 1940 com Cary
Grant e Rosalind Russell
Hawks,foi um grande realizador
Americano que não é tão reconhecido, alem disso, ele representa a
multiplicidade do cinema americano no seu melhor papel, é um dos mais ecléticos
diretores do cinema,fez grandes filmes em vários gêneros:
Comédia: Levada da
breca e jejum de amor
Drama de guerra: Sargento
York
Western: Onde começa o
Inferno
Policial: Scarface e À Beira do abismo
Musical :Os homens
preferem as loiras
Jejum de Amor é um filme adorável,O Screwball comedy (Genero
a que pertence o filme)é um estilo em que a ação é interrupta,os diálogos são
rápidos com situações de farsa e alguns elementos retirados dos filmes Noir. O
gênero ainda tem a qualidade de abordar assuntos espinhosos,aqui em especial, a exploração da mídia.Neste
filme Walter Burns (Cary Grant) entra em desespero quando Hildy (Rosalind
Russell) sua ex-namorada anuncia o seu noivado
e que esta deixando o emprego de repórter,da qual é empregada de Walter
,para se casar com um sujeito de uma
cidadizinha. Mas como Walter é daquelas
raposas charmosas ,ainda tem tempo de bolar um plano para adiar a ida de Hildy
, utilizando-a para o famigerado”ultimo trabalho”,cobrir uma historia de
assassinato .Acredito que fiz uma grande escolha nessa minha viagem.
Mexico
O cinema
mexicano é um cinema é um dos mais fortes da America latina.Por lá surgem grandes
nomes por todos os lados de um filme;tanto na direção nomes como Guillermo Del Toro,
Alejandro Gonzales Iñarritu,Afonso Cuaron;fotografia como o excepcional Emmanuel
Lubezki;também astros como Gael Garcia Bernal e Salma Hayek alem dos lendários Cantinflas
Dolores Del Rio e Anthony Quinn.
Depois
dos Filmes sobre a Revolução Mexicana ,em especial Eisenstein que encorajou uma
geração.Seu nome mais nome mais popular no pós-guerra foi um espanhol
espetacular:Luis Buñuel,ele já tinha o prestigio quando ajudou o cinema
mexicano a ser reconhecido no mundo inteiro.Ao mesmo tempo sua carreira foi
consolidada em sua fase mexicana.Seu melhor Longa mexicano é sem duvida OS ESQUECIDOS(LOS OLVIDADOS) ,mas como a
lista é de filmes que não tinha visto, não o comentei aqui.
O Alucinado (EL)
1953- estrelando Arturo de Córdova e Delia Garcés
Do
filme tenho pouco para acrescentar,não esta entre os melhores de Buñuel mas
possui suas assinaturas visuais e temáticas .Praticamente uma historia sobre a
obssessão de um homem que conhece uma mulher durante uma missa.O ciúme do
protagonista é surrealista assim como o peso que carrega nos ombros pela sua
repressão religiosa.Os 15 minutos finais da produção são hilários e
desesperados e atiram em cheio no seu
objetivo.Por que tanta culpa?
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