segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

David Bowie - O Ator

    
  Morreu no dia 10 de janeiro de 2016 um dos(para mim o melhor) cantor de todos os tempos, o lendário David Robert Jones.Multi-instrumentista, compositor, pintor, produtor e gênio.Bowie era uma inspiração para milhares e para mim sua despedida no vídeo Lazarus de seu álbum Blackstar sera nossa ultima olhada para esse gigante da musica.A melhor frase que li a respeito do tamanho de Bowie foi Alvaro Pereira Junior dizer:"é como o dia em que morreu Picasso".Bowie é um dos poucos que merece esse gigantismo.
Pintura feita por Bowie.

              Agora ficaram as musicas, os clipes e também os filmes.David Bowie estudou além de pintura e dança também fez teatro.Nos shows flertou com a performance e levou todo uma trupe para seus shows, principalmente no período Glass Spider.Como não seria diferente fez boas performances como ator de cinema.Separo em homenagem ao astro seus melhores trabalhos no cinema.
            Antes da lista gostaria de dizer que a lista leva em conta o desempenho de Bowie.Acredito que seu papel mais famoso no cinema seja em Labirinto, que não esta nesta lista.Alem também de ter feito Poncio Pilatus em a Ultima tentação de Cristo de Martin Scorsese.São momentos preferidos que gostaria de compartilhar.


5 - O HOMEM QUE CAIU NA TERRA( The men who fell to Earth, Nicolas Roeg, 1976.)
Basicamente ele faz ele mesmo na época de Ziggy Stardust( um pouco tempo depois) mas consegue transmitir na tela emoções de desespero e melancolia onde faz um alienígena que precisa encontrar agua para seu planeta moribundo.Um dos filmes mais Psicodélicos da época:
                                                                                      
 
 
4- O GRANDE TRUQUE (The prestige de Christopher Nolan, 2006)
 
Bowie faz  Nicolas Tesla o gênio da ciência no suspense de Nolan.
 
 
 
 
3- FURYO ( Merry Christmas, Mr.Lawrence de Nagisa Oshima , 1983)
 
 Trabalhando com um mestre do Cinema que é Nagisa Oshima, ele interpreta um prisioneiro de guerra no meio de um conflito de culturas com o capitão do campo de concentração (interpretado pelo cantor Ryuichi Sakamoto).O filme é anti-bélico e emocionante .Destaque também para o tema principal de Sakamoto. 
 
Melhor cena.
 
 
2- FOME DE VIVER (The Hunger de  Tony Scott, 1983)
 
Uma vampira chamada Mirian (Catherine Denueve) vive com seu companheiro (John)atrás de suas vitimas nas noites e clubes da cidade. Até que um dia seu companheiro John(David Bowie) começa um implacável processo de envelhecimento ; desesperado, vai até uma clinica onde encontra  Sarah (Saradon) que estuda uma forma de combater a velhice.O filme é lindo e discute a respeito da velhice e do sentimento de perda .David Bowie protagoniza uma cena desesperadora e terna com Denuave. A película começa com uma cena antológica em uma boate onde tem a banda inglesa Bauhaus tocando. O Filme tem duas das maiores atrizes do cinema, Catherine Denueve e Susan Saradon. Um daqueles Cults irresistíveis.Daqueles casos em que o filme é melhor que o livro. 
 
 
 
1- BASQUIAT (JULIAN SCHNABEL, 1996)
 
Nesse filme sobre o pintor neo Expressionista Basquiat, Bowie simplesmente interpretou de uma forma iluminada ninguém mais ninguém menos que Andy Warhol!!Genial!!!
 
 

 
 
 
Por Marcos Damiani Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário