quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Conhecendo Sergei Parajanov por Damiani Lobo

Sergei Parajanov


                               Ele é um dos mais originais e fascinantes diretores de cinema que já existiram, Parajanov é um daqueles genios que quebram as linguagens do cinema e que marcam o seu nome.O que o cinema representou de inovação de linguagem com Griffth em O nascimento de uma nação ,Eisenstein com o Encouraçado Pontenkim e Buñuel com O Cão Andaluz, podemos colocar Parajanov e A cor da Romã no mesmo patamar.

                               Polemico na URSS, onde sempre foi perseguido, ele teve uma vida trágica. Sua primeira mulher foi assassinada por ter se convertido. Ele ficou preso durante anos, com acusações que vão do estupro ao suborno, foi proibido de filmar e teve projetos cancelados além de morrer de cancer em 1990.Seus melhores filmes (os 4 Ultimos) são o que mais podem se aproximar de uma poesia cinematográfica. Influenciando outros grandes cineastas como Bela Tarr , Jodorowski e Angelopoulos.
 

                                Um de seus professores foi Aleksandr Dovzhenko.Ele teve duas fases a do “realismo soviético, onde certa vez os chamou de Lixo e sua “verdadeira “fase, onde se imortalizou.Realizou alguns curtas e médias documentais e outros projetos cancelados. Seus longas são faceis de encontrar , e aqui vou apresentar seus 8 longas.Um genio que precisa ser descoberto.

8 Passos de Parajanov

Primeira fase


1954 – Andriesh.63 minutos. ★ ★ ★

                     
                       Co-dirigido comYakov Bazelyan, seu primeiro filme segue o esquema de direção do realismo soviético,bem academico em muitos aspectos é uma bela fantasia sobre um menino que ganha uma flauta encantada e ajuda a pessoas enfrentarem um Demonio.Nada de incrível mas interessante.

1958 – Pervyy Paren.81 minutos ★ 1/2

                        Mais um filme tradicional soviético, e um dos piores, entendendo a revolta de Sergei pelo tipo de filme que ele dirigia. Uma história de amor entre uma jovem e um humilhado ex-militar que se envolve com os esportes de uma cidade. O filme é uma comédia musical que tem futebol. Exótico e aborrecido.



1961 – Rapsódia Ucraniana.88 minutos ★ ★ 1/2

                           A encomenda do “partido “ é obviamente uma maneira de emular o sucesso da obra-prima Quando Voam as Cegonhas (1957).Com um plot parecido, é a história de amor dividida pela guerra, onde o jovem também se alista. Ao contrario do clássico soviético de onde ele experimenta texturas, angulos inusitados e intercala com belas cenas de guerra e sofrimento, Rapsódia Ucraniana é cansativo e formalzinho demais.

1962- Flor sobre a pedra (tsvetok na Kamne).71 minutos ★ ★ ★

                         Novamente nos padrões anteriores.Sem muito brilho, o filme começa muito bem e tem um enredo mais interessante.No internamento de um hospital, um jovem com seus pensamentos lembra-se na época feliz de sua vila, porem o paraíso começa a cair quando um movimento religioso a invade.

Segunda Fase

 

1965-
Sombras dos Ancestrais esqucidos ou Os Cavalos de Fogo (Tini Zabutykh Predkiv).97 minutos.

★ ★ ★ ★


                            A infancia de Ivan, de Andrei Tarkovski arrebatou Parajanov, o fez refletir sua carreira e o influenciou por toda a vida, fazendo de Parajanov amigo de Tarkovisk.É impressionante a diferença da carreira anterior com Sombras dos Ancestrais Esquecidos.O primeiro sucesso internacional dele é intenso, com ótima montagem e utilização de cores de maneira vibrante.O filme começa com uma formula alá Romeu & Julieta e depois transforma-se em uma viagem desesperadora de um homem e seu trágico passado. O filme é uma experiencia fascinante a respeito da cultura Hultsu.
 
1969 - A cor da Romã (The color of Pomegranates /Sayat Nova ) 73 minutos.
★ ★ ★ ★ ★

 
                            O filme que imortalizou Parajanov, uma inovação estética impar e inesquecível, já relatada nesse blog (A cor da Romã e O trovador kerib) .O filme quebrou com todos os aspectos narrativos do realismo e inaugurou a fase de perseguição a Parajanov.Seu comportamento incomum
ajudou a sua má fama perante o partido. Mesmo com apelo de artistas, Sergei foi condenado a trabalhos forçados.
 
 
 
1985- A Lenda da Fortaleza Suram (Legends of the Suram Fortress) 88 minutos. ★ ★ ★
                          Seu retorno após quase 16 anos de trabalhos forçados na Sibéria, Artesanato e desenhos na cadeia e uma nova prisão em 82, Parajanov não desistiu e percebeu que o sistema soviético começava a enfraquecer, isso o motivou a uma nova obra poética. O filme continua os desafios estéticos criados por Parajanov. Belo, é uma releitura de um conto georgiano em que um rapaz precisa ser emparedado nas paredes de uma fortaleza para que os invasores não invadam mais o castelo.
 
 
 
 
 
1988 - O trovador Kerib (Ashik Kerib)73 minutos. ★ ★ ★ ★ 1/2
 
 
 
 
                        O mais divertido e leve de Parajanov é um deslumbre, contando também com o desenvolvimento da musica no cinema. Novamente o mundo se entrega ao talento de Parajanov.A jornada de um homem pelo mundo para juntar fortuna e casar-se com sua amada. 
 
 
 

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