sexta-feira, 3 de março de 2017

Kammerspielfilm -Movimentos do Cinema Parte 4


Kammerspielfilm

Surgimento: Alemanha, década de 1920.

Quando se fala do cinema alemão no pediodo de Weimar, imediatamente pensamos no Expressionismo e seus filmes e cineastas geniais, mas esse monumento de movimento não esta solitário no periodo, eles dividiram espaço como outro movimento, O Kammerspielfilm.

Oriundo do teatro, o Kammerspiel(Peça Intima), criado pelo produtor e Diretor Austriaco Max Reinhardt trata de dramas ricos e revolucionários na época.Os filmes apresentam poucos diálogos e muita exploração do intimo dos personagens e trazendo as telas uma classe menos favorecida.Quase todos os poucos filmes do movimento são clássicos.


Principais Nomes:


F.W.Murnau (Friedrich Wilhelm Murnau)

Apesar de Murnau ser primeiramente identificado com o cinema expressionista (muito por causa do filme Nosferatu) ele é o maior nome desse movimento.

Ao lado de Lang, Murnau é um dos alicerces do cinema alemão e mundial.Um genio que fez obras-primas tanto no expressionismo(Nosferatu e Fausto), quanto no Kammerspielfilm , fazendo o filme mais emblemático do movimento(A ultima Gargalhada que certamente está entre os 5 maiores filmes alemães em todos os tempos e uma obra prima do cinema mudo)





G.W.Pabst

Outro gigante do cinema alemão, que assim como Murnau, deve ter uma atenção maior.Pabst é conhecido pela parceria com a atriz Louise Brooks e seus clássicos Kammerspiel, Diario de Uma garota perdida (Tagebuch einer Verlorenen) e A Caixa de Pandora (die Büchse der Pandora),ambos de 1929.
 
 
 

Lupu Pick

Romeno de Nascença, colaborou com o grande roteirista Carl Mayer. Colaborou com Fritz Lang trabalhando inclusive como ator em Espiões (1928).Teve carreira irregular no cinema, mas criou uma grande obra , Cacos (scherben,1921).

Nenhum comentário:

Postar um comentário