Kammerspielfilm
Surgimento: Alemanha,
década de 1920.
Quando se fala do
cinema alemão no pediodo de Weimar, imediatamente pensamos no
Expressionismo e seus filmes e cineastas geniais, mas esse monumento
de movimento não esta solitário no periodo, eles dividiram espaço
como outro movimento, O Kammerspielfilm.
Oriundo do teatro, o
Kammerspiel(Peça Intima), criado pelo produtor e Diretor Austriaco
Max Reinhardt trata de dramas ricos e revolucionários na época.Os
filmes apresentam poucos diálogos e muita exploração do intimo dos
personagens e trazendo as telas uma classe menos favorecida.Quase
todos os poucos filmes do movimento são clássicos.
Principais Nomes:
F.W.Murnau (Friedrich
Wilhelm Murnau)
Apesar de Murnau ser
primeiramente identificado com o cinema expressionista (muito por
causa do filme Nosferatu) ele é o maior nome desse movimento.
Ao lado de Lang, Murnau
é um dos alicerces do cinema alemão e mundial.Um genio que fez
obras-primas tanto no expressionismo(Nosferatu e Fausto), quanto no
Kammerspielfilm , fazendo o filme mais emblemático do movimento(A
ultima Gargalhada que certamente está entre os 5 maiores filmes
alemães em todos os tempos e uma obra prima do cinema mudo)
G.W.Pabst
Outro gigante do cinema
alemão, que assim como Murnau, deve ter uma atenção maior.Pabst é
conhecido pela parceria com a atriz Louise Brooks e seus clássicos
Kammerspiel, Diario de Uma garota perdida (Tagebuch einer
Verlorenen) e A Caixa de Pandora (die Büchse der Pandora),ambos
de 1929.
Lupu Pick
Romeno de Nascença,
colaborou com o grande roteirista Carl Mayer. Colaborou com Fritz Lang
trabalhando inclusive como ator em Espiões (1928).Teve carreira irregular no cinema,
mas criou uma grande obra , Cacos (scherben,1921).
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