segunda-feira, 3 de julho de 2017

Conhecendo Jan Svankmajer


Um surrealista assumido, Jan é Tcheco nascido em Praga, e que ao lado de David Lynch é um dos maiores expoentes do que se chama surrealismo cinematográfico que surgiu dos anos 60 para cá.

A animação e os fantoches são suas maiores influencias estéticas, stop-motion, recortes e montagem rápida, assim como o reaproveitamento de materiais decompostos e massa moldável compõe as assinaturas de sua obra.

O cinema Tcheco sempre trouxe obras surrealistas notáveis e nos anos 60 , como os filmes As pequenas Margaridas e Valerie e sua Semana de Deslumbramentos, hoje pequenos clássicos. Svankmajer é até mais seguidor de Buñuel que Lynch, pelos temas e a obsessões com insetos, temas de comida, closes nas mãos e rostos (uma peculiaridade de Buñuel).Assim como sexo e humor negro temas caros ao surrealismo.





Curtas:
 
 

 

1964
O Ultimo truque
Poslední trik pana Schwarcewalldea a pana Edgara
1965
Johann Sebastian Bach: Fantasia
Johann Sebastian Bach: Fantasia G-moll
1965
Um jogo de pedras
Spiel mit Steinen
1966
The Coffin Factory
Rakvičkárna
1966
Et cetera

1967
Suita

1968
O Jardim
Zahrada
1968
O apartamento

Byt
1968
Piquinique com Weissmann
Picknick mit Weissmann
1969
Uma semana quieta na casa
Tichý týden v domě
1970
Don Juan
Don Šajn
1970
O Ossário
Kostnice
1971
Jabberwocky
Žvahlav aneb šatičky slaměného Huberta
1972
Diary of Leonard
Leonardův deník
1977
Castelo de Otranto
Otrantský zámek
1980
A queda da casa de Usher
Zánik domu Usherů
1982
Dimenções do Diálogo

Možnosti dialogu
1983
Até a Adega
Kyvadlo, jáma a naděje
1983
O pendulo, o poço e a esperança

Do pivnice
1988
Jogos de virile

1988
Outro tipo de amor
Mužné hry
1988
Meat Love
Zamilované maso
1989
Escuridão/ luz / escuridão
Tma, světlo, tma
1989
flora

1989
Auto retratos animados

1990
A morte do estanilinismo da Boêmia
Konec stalinismu v Čechách
1992
Food
Jídlo



Longas Metragens:



Alice (1988)
 

               Com:Kristyna Kohoutová


É preciso alertar que as adaptações de Svankmajer não são adaptações fiéis as obras originais, seu longa de estreia depois de mais de 20 anos de curtas é fiel somente a personalidade do artista e seus trabalhos, com uma única atriz em cena, o diretor recria o clássico de Lewis Carroll de forma mais surreal possível com Stop-motion com bonecos de bifes e fantoches cartas de baralho e porcos, passado quase em um único ambiente, uma casa em miniatura.

★ ★ ★




Fausto (1994)
 
 
 
Com:Petr Cepek e Jan Kraus


A adaptação de Fausto em Praga é quase uma peça de fantoches que tem um ator principal em cena e outros “manipulados” coadjuvantes em seu ambiente.O filme não deixa de ser assustador e claustofóbico por conta disso.

★ ★ ★ ★



Conspiradores do Prazer (1996)
 
 
 
                       Com:Olga Jelinkova, Stephen Quay e Timothy Quay.

Certamente meu preferido de Jan Svankmajer, com a combinação de histórias sobre desejos e excentricidades, divertidas e repugnantes. Vale pela história da mulher fazendo pequenos miolos de pão, um solitário construtor de uma maquina de masturbação hipnotizado por uma jornalista ou mesmo a história de um homem passaro.

★ ★ ★ ★




                                                              Otesánek (2000)



Com: Veronika Zilková e Jan Hartl



O fetiche culinário está mais forte nesta pelicula baseada no folclore conto onde um filho ameaça devorar os pais, um filho que é uma raiz e um senhor tarado ameaça uma jovem adolescente.Gula, um dos pecados capitais, substitui frustrações cotidianas.
★ ★ ★


Insanidade (2005)
Com:Pavel Liska.



A pitada de loucura assumida, as obsessões e línguas rastejantes aparecem no filme gangrenoso sobre as insanas ideias de um jovem preso em um maniconio.
★ ★ ★


Surviving Life (2010)
 

Com:Václav HelSus e Klara Issová.



Fantasia cômica recortada e animada no mais experimental exercicio de Jan em longas metragens.Curtimos sua animação com recorte em live action, um homem sonhador confrontando-se com a realidade do casamento, assistido por uma psicóloga.Delirio e prazer a vida.
★ ★ ★ ★






Nenhum comentário:

Postar um comentário