quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Coréias -Volta ao mundo em 80 filmes (Around the World in Eighty films)

Coréia do Norte

 
Pulgasari, 1985

De Shin Sang-ok


                               Uma grande produção Tokusatsa onde Pulgasari é um Gojira Norte-coreano criado pelo povo obrimido contra tiranos atraves de uma massa feita de arroz.Isso é uma lenda da cidade de Kaesong.
                               E não tem como chamar mais atenção do que a produção ser dirigida por um diretor chamado Shin Sang-ok, que foi sequestrado por ordem do ditador Kim Jong-il pela inteligencia norte-coreana em 1978, tamanho prestigio seu nome teve no cinema coreano nas decadas de 50 e 60.

                                  As contas em relação a produção anual dos filmes norte coreanos é tão confiável quanto o fato de sequestrarem alguém..Não se tem ideia da quantidade exata de sua produção, O ufanismo e empolgação dos membros do partido exalta de forma constrangedora a excelencia de 80 produções por ano, "filmes revolucionários, populares e imortais".Exageros a parte o cinema Norte-coreano existe desde a divisão com a Coréia do sul.Para nós é dificil se embrenhar no que é feito regularmente, existem filmes sobre lendas locais e comédias musicais, mas com certeza Pulsagari é o filme mais famoso internacionalmente.Muito pelo seu exotismo e pelo histórico do diretor.


Enquanto isso no sul:


Coréia do Sul
 
Mother ( 마더; RR: Madeo) 2009 – De:Bong Joon-Ho

                               Todos são do mesmo, para expectadores do lado de cá do hemisfério.O mesmo é mesmo excelente.Qualidade técnica,qualidade artística,qualidade narrativa,qualidade sonora.
                               Natureza crua de um cinema imaginativo.Os profetas do Aporracilpse envenenam-se quando articulam ríspidas criticas à originalidade no cinema.Olhar para a uma ponta aparentemente distante para nós “do lado de cá”,é descobrir filmes de violência seca,humor negro,beleza suntuosa e mistérios trovuosos de Magos completos. São os construtores destas obras (pelo menos a Tríplice ,Kim Ki Duk (destaque entre2000 a 2007),Chan-Wook Park e Bong Joon-Ho)que nos trazem experiências peliculares jamais vistas.Cinema coreano do inicio do século XXI é o que mais surpreende.Foi o que aconteceu comigo,e esse thriller Mother é um filho legítimo desse cinema.

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