Por
motivos escolares ando muito atarefado na faculdade de artes visuais,
as provas e estágios, além dos trabalhos e o próximo passo, o TCC,
acabam com o tempo para o blog e trabalhos paralelos. Nesse meio de
obrigações me deparo com uma situação que de certa forma é
contraditória ao titulo da faculdade que curso. Esticando o pescoço
e dando uma olhada nas faculdades e universidades vizinhas me deparo
com o mesmo problema aqui da região. O problema? A má educação
fílmica. Digo apenas na região onde moro, que é o Paraná. Não posso
falar da Coréia ou Argentina, posso apenas falar do meu convívio .
Quando
se cursa a faculdade de Artes-Visuais temos todo um preparo teórico
a respeito dos movimentos artísticos que permeiam a história do
homem, começando desde os tempos das cavernas até a arte
contemporânea.
Quem
faz esse curso , mesmo não sabendo muita coisa antes dele, vai
aprendendo a evolução e revolução das artes plásticas, os pontos
chaves dos movimentos e seus pintores. Descobrimos por exemplo a
importância de um Leonardo Da Vinci ou mesmo de um Giotto . Descobrimos
também a revolução que um quadro como O casal Arnolfini de
Jan Van Eyck , trouxe para a arte. Entendemos a perfeição física de
um Policleto na Grécia antiga aos Ready-made de Marcel Duchamp.
Conseguimos entender todo o complexo campo das artes e
os porquês de suas transformações. Mas e o cinema ?Não seria uma
forma de arte Audio visual? Ou em seu inicio apenas uma arte
visual? Será que assim como entendemos um Wassily Kandinsky e suas
teorias matemáticas e musicais , também se olha com a mesma admiração
para uma obra de fantasia plástica de um Sergei Parajanov? O Dali do
Cinema também é tão admirado quanto o Dali da pintura? Não seria
Jean Renoir , para o cinema tão ou mais brilhante que seu pai
Auguste Renoir para a pintura? Por que essas perguntas não são
respondidas com tanta facilidade nas faculdades de artes
visuais? Talvez a resposta seja o desconhecimento e a tal falta de
educação fílmica que nos cerca.
O
cinema em muitos dos cursos é abordado da seguinte maneira, que o
cinema teria sido inventado pelos irmãos Lumire , o expressionismo
alemão chegou ao cinema com O gabinete do Dr Caligari , Dali fez com
Buñuel um filme surrealista chamado O cão Andaluz e a vídeo arte
foi muito bem explorada pelos artistas contemporâneos. Ponto!!!!Em
grande parte é isso, com pequenas exceções .
Até chegarmos a faculdade e aprendermos alguma coisa em relação
ao cinema, muitos alunos, muitos mesmo estão reféns da massificação
e a “questão do gosto”. Como se o cinema fosse como um grande
supermercado onde cada um escolhe o que quer levar e para casa .As
pessoas tem o direito de gostar dos filmes que quiserem, mas não é
estranho uma pessoa por exemplo dar uma estrela para um filme e outra
5 para o mesmo?
O
que estou questionando não é o gosto em si, mas que pelo menos as
faculdades de ARTES VISUAIS devam no mínimo explorar as
possibilidades do cinema assim como exploram a pintura, a escultura,
a gravura e demais artes visuais. O ensino da arte cinematográfica tem
que ser
ensinada.Não deixar apenas nas mãos do curso de jornalismo.As
pessoas precisam saber a importância de um Fritz Lang, Orson Welles,
Stanley Kubrick ou Sergei Eisenstein.Da importância de filmes como
Acossado, A cor da Romã , Cidadão Kane, 2001 e Rashomon.De
movimentos como o Neo-Realismo, de uma Nouvele Vague ou do cinema
Noir.
Pode
ser que esse pequeno texto seja um pequeno desabafo que pode
dissolver-se nas páginas da web mas é necessário esse tipo de
reflexão. O cinema é uma industria gigante e cara, mas alguns ainda
o realizam como arte, e o cinema é e deve ser reconhecida como
tal.Pelo menos que seja reconhecida nos cursos de artes visuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário