terça-feira, 20 de setembro de 2016

Pure Film:Movimentos do Cinema Parte 2

Pure Film
Surgimento:Japão , década de 1910.

                   Talvez umas das facetas mais elogiadas da cultura japonesa seja a tradição , porém, no inicio do cinema nipônico, isso tornava-se incomodo.
                     Por algum tempo no seu surgimento , o cinema nipônico sofria da falta de entendimento da nova linguagem.Os filmes do período eram apenas novos modos de registrarem o teatro , como o Shinpa e o Kabuki. Basicamente não eram criados enredos ou formas lingüísticas exclusivamente para o cinema.Aos poucos o publico foi se cansando e a renda desta “nova arte” estava em crise.
                   Em meados da década de 1910  críticos como Norimasa Kaeriyama e escritores como o grande Junichiro Tanizaki apoiaram um movimento de mudança para uma narrativa mais cinematográfica, com a utilização por exemplo de close-ups e edição mais apurada.
      Estúdios como Taikatsu,  tornaram-se pioneiros e as novas técnicas eram adotadas. Glory Of Life (Sei No Kagayaki) de 1919 dirigido pelo critico Kaeriyama, tem a honra de ser  um marco no cinema japonês assim como Amateur Club, filme estrelado por Thomas Kurihara e escrito por Tanizaki.
                 O Lado trágico da história:acreditasse que apenas 4 a 5 % dos filmes japoneses realizados até a segunda guerra mundial tenham sobrevivido.Portanto é um movimento que existe apenas nos relatos, e na nossa imaginação cinéfila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário