terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Filme Absoluto movimentos do cinema VI

 
Surgimento: Alemanha
 

Músicos, poetas e pintores são o corpo e alma dos “filmes Absolutos”,parece pretensão chamar um filme de absoluto. Fizeram com a musica em que a forma ultrapassou a palavra, mas isso é uma polemica desde dos tempos de Wagner "falar mal" da nona de Beethoven. Destruindo a barreira figurativa do cinema e nos trazendo as formas simples, ou mesmo as abstratas em movimento. Experiências marcantes.




Nomes Chave:

Hans Richter (1888-1976)

Um dos mais completos e talentosos artistas da época, pintor artista gráfico, cineasta e produtor. O alemão tem relação com o surrealismo e o dadaísmo. Usou formas geométricas como retangulos, quadrados e linhas , além de recortes, sobreposição e contrastes.

Principais Filmes:




Rhythmus 21(1923), Rhythymus 23 (1923) ,Rhytmus 25 (1925) Inflation (1928) e Ghosts Before Breakfast (1928).

 


 

Walter Ruttmann (1887-1941)

Designer gráfico e pintor. Contribuição também  no cinema expressionista, como em Metropolis(1927) e Os Nibelungos (1924).Produziu muitos curtas que inspiraram seu colega de movimento Oskar, foi assim como diretor assistente em O triunfo da vontade (1935), morreu na guerra como fotografo.
Principais filmes:

Lichtspiel:OpusI,II,III e IV(1921, 1923,1924 e 1925).
 

O filme que influenciou entre outros Vertov e seu Um Homem com uma Camera(1929) que é Berlin: simfonia de uma grande cidade(1927) e Melody of the World (1929).

 

Oskar Fischinger (1900-1967)

Foi animador e pintor, trabalhou com Lang em A mulher da Lua (1928) ele pode ser considerado o pai do videoclip.Um daqueles pioneiros que fugindo do regime nazista abortaram nos Estados Unidos que acabaram frustrados por não conseguir realizar seus projetos autorais.Alguns de seus trabalhos: Seelische Konstrutionen (1927),Composition in Blue (1935).

 

 

Viking Eggeling (1880-1925)

 

Foi determinante com seu filme mais famoso Sinfonia Diagonal( 1924) para o desenvolvimento do movimento.Amigo de Modiglian e Hans Arp, teve influencia do Cubismo e posteriormente do Dadaísmo.
 

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