Surgimento:
Alemanha
Músicos,
poetas e pintores são o corpo e alma dos “filmes Absolutos”,parece
pretensão chamar um filme de absoluto. Fizeram com a musica em que a
forma ultrapassou a palavra, mas isso é uma polemica desde dos
tempos de Wagner "falar mal" da nona de Beethoven.
Destruindo a barreira figurativa do cinema e nos trazendo as formas
simples, ou mesmo as abstratas em movimento. Experiências marcantes.
Nomes Chave:
Hans Richter
(1888-1976)
Um dos mais
completos e talentosos artistas da época, pintor artista gráfico,
cineasta e produtor. O alemão tem relação com o surrealismo e o
dadaísmo. Usou formas geométricas como retangulos, quadrados e
linhas , além de recortes, sobreposição e contrastes.
Principais
Filmes:
Rhythmus
21(1923), Rhythymus 23 (1923) ,Rhytmus 25 (1925) Inflation (1928) e
Ghosts Before Breakfast (1928).
Walter
Ruttmann (1887-1941)
Designer
gráfico e pintor. Contribuição também no cinema
expressionista, como em
Metropolis(1927) e Os
Nibelungos
(1924).Produziu
muitos curtas que inspiraram seu colega de movimento Oskar, foi assim
como diretor assistente em
O triunfo da vontade (1935),
morreu na guerra como fotografo.
Principais
filmes:
Lichtspiel:OpusI,II,III
e IV(1921, 1923,1924 e 1925).
O filme que
influenciou entre outros Vertov e seu Um
Homem com uma Camera(1929) que
é Berlin: simfonia
de uma grande cidade(1927) e Melody of the World (1929).
Oskar
Fischinger (1900-1967)
Foi
animador e pintor, trabalhou com Lang em A
mulher da Lua (1928)
ele pode ser considerado o pai do videoclip.Um daqueles pioneiros que
fugindo do regime nazista abortaram nos Estados Unidos que acabaram
frustrados por não conseguir realizar seus projetos autorais.Alguns
de seus trabalhos: Seelische
Konstrutionen (1927),Composition in Blue (1935).
Viking
Eggeling (1880-1925)
Nenhum comentário:
Postar um comentário