Surgimento: Alemanha.
Com
muito entusiasmo chegando a hora de escrever sobre o movimento que
mais me apetece nas artes modernas, ao lado do Neo-realismo , é o
movimento cinematográfico mais influente que já existiu e é da
primeira metade do século, o que mais deixou raízes, O
Expressionismo Alemão.
Surgiu
em dois tempos? Pode-se dizer que sim. Primeiro O Gabinete do Dr.
Caligari (1920) é considerado por muitos o primeiro, porem em
1913 existia O estudante de Praga do realizador Paul Wegener
já utilizando os contrates de claro escuro.
Dos
jovens movimentos das artes plásticas, o Expressionismo Alemão foi
o que mais explorou a então nova ferramenta artística que é o
Cinema. Nos novos pensamentos surgidos na Republica de Weimar
(1918-1933)O expressionismo já existia derivado de uma corrente de
pensamentos que retorna ao básico ao popular e ao bruto, mas
combinado com intelectualidade. O emocional distorcendo a realidade,
é horripilante em muitas vezes mas é fascinante também,
alimentando-se do teatro expressionista e das artes plásticas
alemãs, no cinema tudo era palpitante e novo, o jogo de sombras
meticulosamente realizado, os cenários estão lá pulsando
sentimentos interiores nas lentes alemães de gênios como Fritz Arno
e Karl Freund. Formas assustadoras apareciam nas telas e
interpretações icônicas surgiram, como Max Schreck e seu imortal
Nosferatu e Brigitte Helm e sua Maria.
Tantos os caminhos que o movimento abriu, influência nos
gigantes como Hitchcock, Welles e Dreyer , nas centenas de
realizações Noir, em filmes de um outro genio chamado Wilder,
contaremos as crias que o Noir gerou? Desnecessário, porque os filhos
são incontáveis. Desde cenografia de Batman (1989) ao holandes
vencedor do oscar Carater(1997);a Histórias em quadrinhos como
Desista! (1995)De Peter Kuper,trabalhos de Mutarelli ,Ted
McKeever assim como o monstro Will Eisner.
Desenho de Ted Mckeever.
Nomes
e Filmes Chaves:
Fritz Lang (1890-1976)
Um
dos maiores nomes do cinema e um diretores mais influentes já
existentes.A Morte Cansada(Der Müde Tod) de 1921, Dr
Mabuse ,de 1922;Os Nibelungos 1 & 2 Provando que o
expressionismo também pode ser aventureiro; e duas das maiores obras
do Cinema, Metropolis (1927), com seus cenários
revolucionários e M (1931), com seus julgamentos criminosos,
paranóias e realizações técnicas perfeitas. Lang saiu da Alemanha
e construiu grandes filmes como Fúria (Fury,1936), Os Carrascos Também
Morrem (Hangmen Also Die,1943), Rancho Notorius(1952) e Os Corruptos (The Big Heat,1953).
F.W.Murnau
(Friedrich Wilhelm Murnau, 1888-1930)
Novamente, o genio do cinema aparece. Além dos Clássicos Kammerspiel, Murnau é um genio do Expressionismo, tendo realizado o ótimo Fausto (1925) e o filme definitivo a respeito da interpretação do teatro expressionista, Nosferatu (1922) tece seus jogos de sombra pela fabulosa camera de Fritz Arno, e pela figura assustadora de Max Schreck.
Robert
Wiene(1873-1938)
Genuine(1920) e
Mãos de Orlac (1925) são dois
famosos filmes de Wiene, mas pergunto, sera
que alguém desconhece a filmografia de Wiene? Provavelmente sim, ele
não é conhecido por tantos trabalhos memoráveis, mas na arte você
pode errar muito mas se uma vez você acertar você pode mudar o rumo
das coisas, Wiene e seu O Gabinete do Dr Caligari (1920)
mudaram as coisas.
Paul
Wegener (1874-1948)
Ator
de formação, Paul ajudou nos fundamentos do movimento e dirigiu
dois clássicos, O estudante de Praga (1913) e O Golem
(1920), o ultimo sendo seu filme mais famoso onde faz o papel do
monstro. Depois da perseguição aos atores com a emergência do
nazismo foi contratado como ator do estado, conseguindo fazer
carreira.
Paul
Leni (1885-1929)
Nascido
em Stuttgart, estudante de belas artes, começou a ser pintor com 15
anos. Por algum tempo dirigiu filmes médios até acertar com
Waxworks (1924) depois conseguiu ter uma carreira sólida com
outros filmes.Destaques do movimento como O Gato e o Canário
(1927) e deixando um clássico na América, O homem que Ri(1928)
.Tinha 44 anos quando morreu de uma infecção em um dente não
tratado.
Karlheinz Martin (1886-1948)
Grande
diretor de teatro que triunfou após a Segunda Guerra, fez ao menos
um grande clássico, De manhã á meia-noite (1920) o filme de
uma forma menos orçamentária tambem apostou em uma radicalização
de cenário como O Gabinete...
Henrik
Galeen (1881-1949)
Pouco
se sabe sobre sua vida antes dos filmes e depois disso ele é um dos
menos famosos, porem é o escritor de Nosferatu (1922) e
Golem (1920) além de ter dirigido um Golem em 1914 ele foi o
responsavel por uma segunda versão ( e aclamada)de O Estudante de
Praga (1926).Posteriormente, como tantos, foi exilado pelo
partido nazista, morreu nos Estados Unidos.
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