quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Conhecendo Sergei Parajanov por Damiani Lobo

Sergei Parajanov


                               Ele é um dos mais originais e fascinantes diretores de cinema que já existiram, Parajanov é um daqueles genios que quebram as linguagens do cinema e que marcam o seu nome.O que o cinema representou de inovação de linguagem com Griffth em O nascimento de uma nação ,Eisenstein com o Encouraçado Pontenkim e Buñuel com O Cão Andaluz, podemos colocar Parajanov e A cor da Romã no mesmo patamar.

                               Polemico na URSS, onde sempre foi perseguido, ele teve uma vida trágica. Sua primeira mulher foi assassinada por ter se convertido. Ele ficou preso durante anos, com acusações que vão do estupro ao suborno, foi proibido de filmar e teve projetos cancelados além de morrer de cancer em 1990.Seus melhores filmes (os 4 Ultimos) são o que mais podem se aproximar de uma poesia cinematográfica. Influenciando outros grandes cineastas como Bela Tarr , Jodorowski e Angelopoulos.
 

                                Um de seus professores foi Aleksandr Dovzhenko.Ele teve duas fases a do “realismo soviético, onde certa vez os chamou de Lixo e sua “verdadeira “fase, onde se imortalizou.Realizou alguns curtas e médias documentais e outros projetos cancelados. Seus longas são faceis de encontrar , e aqui vou apresentar seus 8 longas.Um genio que precisa ser descoberto.

8 Passos de Parajanov

Primeira fase


1954 – Andriesh.63 minutos. ★ ★ ★

                     
                       Co-dirigido comYakov Bazelyan, seu primeiro filme segue o esquema de direção do realismo soviético,bem academico em muitos aspectos é uma bela fantasia sobre um menino que ganha uma flauta encantada e ajuda a pessoas enfrentarem um Demonio.Nada de incrível mas interessante.

1958 – Pervyy Paren.81 minutos ★ 1/2

                        Mais um filme tradicional soviético, e um dos piores, entendendo a revolta de Sergei pelo tipo de filme que ele dirigia. Uma história de amor entre uma jovem e um humilhado ex-militar que se envolve com os esportes de uma cidade. O filme é uma comédia musical que tem futebol. Exótico e aborrecido.



1961 – Rapsódia Ucraniana.88 minutos ★ ★ 1/2

                           A encomenda do “partido “ é obviamente uma maneira de emular o sucesso da obra-prima Quando Voam as Cegonhas (1957).Com um plot parecido, é a história de amor dividida pela guerra, onde o jovem também se alista. Ao contrario do clássico soviético de onde ele experimenta texturas, angulos inusitados e intercala com belas cenas de guerra e sofrimento, Rapsódia Ucraniana é cansativo e formalzinho demais.

1962- Flor sobre a pedra (tsvetok na Kamne).71 minutos ★ ★ ★

                         Novamente nos padrões anteriores.Sem muito brilho, o filme começa muito bem e tem um enredo mais interessante.No internamento de um hospital, um jovem com seus pensamentos lembra-se na época feliz de sua vila, porem o paraíso começa a cair quando um movimento religioso a invade.

Segunda Fase

 

1965-
Sombras dos Ancestrais esqucidos ou Os Cavalos de Fogo (Tini Zabutykh Predkiv).97 minutos.

★ ★ ★ ★


                            A infancia de Ivan, de Andrei Tarkovski arrebatou Parajanov, o fez refletir sua carreira e o influenciou por toda a vida, fazendo de Parajanov amigo de Tarkovisk.É impressionante a diferença da carreira anterior com Sombras dos Ancestrais Esquecidos.O primeiro sucesso internacional dele é intenso, com ótima montagem e utilização de cores de maneira vibrante.O filme começa com uma formula alá Romeu & Julieta e depois transforma-se em uma viagem desesperadora de um homem e seu trágico passado. O filme é uma experiencia fascinante a respeito da cultura Hultsu.
 
1969 - A cor da Romã (The color of Pomegranates /Sayat Nova ) 73 minutos.
★ ★ ★ ★ ★

 
                            O filme que imortalizou Parajanov, uma inovação estética impar e inesquecível, já relatada nesse blog (A cor da Romã e O trovador kerib) .O filme quebrou com todos os aspectos narrativos do realismo e inaugurou a fase de perseguição a Parajanov.Seu comportamento incomum
ajudou a sua má fama perante o partido. Mesmo com apelo de artistas, Sergei foi condenado a trabalhos forçados.
 
 
 
1985- A Lenda da Fortaleza Suram (Legends of the Suram Fortress) 88 minutos. ★ ★ ★
                          Seu retorno após quase 16 anos de trabalhos forçados na Sibéria, Artesanato e desenhos na cadeia e uma nova prisão em 82, Parajanov não desistiu e percebeu que o sistema soviético começava a enfraquecer, isso o motivou a uma nova obra poética. O filme continua os desafios estéticos criados por Parajanov. Belo, é uma releitura de um conto georgiano em que um rapaz precisa ser emparedado nas paredes de uma fortaleza para que os invasores não invadam mais o castelo.
 
 
 
 
 
1988 - O trovador Kerib (Ashik Kerib)73 minutos. ★ ★ ★ ★ 1/2
 
 
 
 
                        O mais divertido e leve de Parajanov é um deslumbre, contando também com o desenvolvimento da musica no cinema. Novamente o mundo se entrega ao talento de Parajanov.A jornada de um homem pelo mundo para juntar fortuna e casar-se com sua amada. 
 
 
 

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Singapura-Volta o Mundo em 80 filmes (Around the world in eighty films)

Singapura
The Teenage Textbook Movie
1998 – de Philip Lam Com:Melody Chan.
      
                   Em um desses programas de viajem, um rapaz que mora em Singapura comentou que o País era um lugar incrível onde se achava de tudo, se eles não tem eles mandam fazer.Se eles não tem a torre Eiffel eles mandam fazer uma.Se eles não tem uma praia eles fabricam, se eles não tem uma montanha com clima gélido eles constroem uma estrutura gigante para mudar o clima.Eles construiram em sua super potencia econômica um país artificial.Eles conseguem fazer isso com esse The Teenage Textbox Movie.

                  O filme não poderia ser melhor em copiar tudo que era datado nos anos 90.Enquanto que os filmes asiáticos estavam todos em excelente fase( O boom da 5ª geração nas Tres Chinas,o inicio da Nouvelle vague Coreana, o cinema japonês, a boa fase vietnamita...etc)a grande potencia de Singapura não se manifestava em seu pequeno cinema. Nos tempos de 2000 para cá ao menos a quantitade de produções aumentou(de uma média que passou de 3 por ano nos anos 90 a 30 produções anuais), ao menos isso é positivo.
               The Teenage é o filme em que a montagem tenta ser criativa e até consegue isso em seus primeiros minutos, mas que vai se arrastando aos poucos quando a narração em off dá lugar as atuações de atores que parecem amadores e que articulam artificialmente seu ingles.A história de Jovens adolescentes que se relacionam, em destaque para os dois principais que são tímidos,o diretor se dá por satisfeitocopiando tudo do cinema americano adolescente, desde os letreiros no início ao tipo de trilha sonora brega que não para de mudar um instante, alem de incontáveis fade-out.
                  Philip Lim, não tem pegada alternativa e  o constrói uma obra datada sem charme.Um filme que mergulha nos anos 90 mas nem molha o joelho.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Futurismo Itáliano- Artes plásticas no Cinema


Futurismo Italiano

Inicio:1916

                                           Carlo Carrá, Le Cavalier Rouge, 1912

A coragem, a audácia , a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia”.

Filippo Tommasso Marinetti, Item 2 do Manifesto Futurista.


                    Observamos a audácia de um movimento incrível, porque movimento é a palavra ideal.O futurismo preocupa-se em captar por muitas vezes todos ao mesmo tempo, tendo em suas bases o cubismo e o abstracionismo.A arte futurista capta o deslocamento, a dinâmica com os contornos se movimentando.
                   ”Liberdade as palavra” é o designo para a literatura.”Liberdade para as imagens “ é o apelo que podemos aplicar a pintura...e também para o cinema.
                   Enrico Prampolini foi um grande escultor, pintor e cenógrafo.Também esteve envolvido com os Fascistas.Mas colaborou com Anton Giulio Bragaglia no único sobrevivente do cinema futurista, o filme Thaïs (1917).
                                             Apparizione cosmica dell'essere Aerodinamico de Enrico Prampolini

                     O filme de Anton tem uma história tipica de tragédia romantica do periodo.Uma jovem envolve-se com o marido da melhor amiga.Porem os aspectos técnicos e a cenografia genial de Prampolini (com utilização de contrastes preto e brancos e figuras geométricas) serviram de inspiração até para o cinema expressionista alemão.


Filme online:

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

7 grandes obras do Mockumentary


7-Diario de David Holzman de Jim Mcbride, 1968

A estreia de um dos nomes da Nova Hollywood, Mcbride realizou um dos primeiros filmes deste genero com a história de um cineasta que questiona a arte.
 

6 - O que fazemos nas sombras ( What We do in the Shadows), 2014 de Taika Waititi

O diretor de Thor Ragnarok fez um dos mais divertidos do gênero com um “documentário” sobre uma família de Vampiros , suas dificuldades, como por exemplo:vampiros não podem entrar em lugares sem serem convidados, isso fica difícil quando querem sair para a balada. Piadas que para quem conhece a mitologia dos vampiros, tornan-se hilárias.
 
 

5 -All you need is Cash , 1978 de Gary Weis e Eric Idle.

Esse eu vi em vhs de um amigo meu, hilário!!The Rutles é uma magnifica banda liderada Eric Idle como Paul M...digo Dirk McQuickly, uma linda sátira/homenagem aos Beatles. Dan Aykroid como Brian Thigh, parodiano Dick Rowe considerado o “homem da Decca que rejeitou os Beatles”esta engraçadíssimo. Ótimas musicas e participação de George Harrison. O filme respira a trupe do Monty Python.




4 -Man bites dog , Bélgica ,1992 de Benoît Poelvoorde, Rémy Belvaux e André Bonzel.

Um brutal e satírico filme sobre um assassino e sua equipe de filmagem. Acompanhamos curiosidades como esconder cadáveres e de que maneira não se deve abordar alguém quando você ira matá-lo. Em belo preto e branco.
 
ENTREVISTA:
 

3 - Borat de 2006 dirigido por Sacha Baron Cohen.

                  Um dos melhores (o segundo) reporteres do Cazaquistão, simpático e totalmente despreparado, ao mesmo tempo ingênuo e racista. O filme aponta de forma divertida vários fatores totalmente preconceituosos dos Norte-americanos. Um clássico instantâneo que possui uma das cenas de lutas mais repugnantes da história do cinema. Perfeito, assim como sua continuação não oficial, Brüno (2009).



Zelig , 1983 de Woody Allen

                   Anteriormente, Allen já havia feito o ótimo filme Um Assaltante bem Trapalhão(1969) , que poderíamos dizer que é a rocha da onde o gênio esculpiria a forma para Zelig. Mas o filme de 83 tem um roteiro muito mais afiado e o estilo muito mais experimental. Zelig é um homem dos anos 20 que tem uma peculiaridade, ele é uma espécie de “camaleão humano”, ele pode se “transformar na pessoa que o cerca”, se esta com funcionários ele começa a fazer discursos proletários, se encontra um obeso ele se torna também um obeso.

                   Assim, seguimos o calvário desse homem que vira manchete internacional e segundo um dos personagens afirma que para os Nazistas, Zelig representa uma ameaça tripla, um judeu que pode virar negro ou indio.Genial!!!
 
 



This is spinal tap , 1984 de Rob Reiner

                       Com co-roteiro de Christopher Guest ( que dirigiu posteriormente vários filmes do gênero) e Rob Reiner, que além desse dirigiu a obra prima Conta Comigo (1986)o filme é perfeito e mostra a fama e decadência da miserável existência da Banda Hard rock Spinal Tap. Para quem gosta do genero musical, o filme cresce mais ainda, musicas incríveis e interpretações icônicas como Michael McKean desempenhando o papel do vocalista.
 
 

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Pure Film:Movimentos do Cinema Parte 2

Pure Film
Surgimento:Japão , década de 1910.

                   Talvez umas das facetas mais elogiadas da cultura japonesa seja a tradição , porém, no inicio do cinema nipônico, isso tornava-se incomodo.
                     Por algum tempo no seu surgimento , o cinema nipônico sofria da falta de entendimento da nova linguagem.Os filmes do período eram apenas novos modos de registrarem o teatro , como o Shinpa e o Kabuki. Basicamente não eram criados enredos ou formas lingüísticas exclusivamente para o cinema.Aos poucos o publico foi se cansando e a renda desta “nova arte” estava em crise.
                   Em meados da década de 1910  críticos como Norimasa Kaeriyama e escritores como o grande Junichiro Tanizaki apoiaram um movimento de mudança para uma narrativa mais cinematográfica, com a utilização por exemplo de close-ups e edição mais apurada.
      Estúdios como Taikatsu,  tornaram-se pioneiros e as novas técnicas eram adotadas. Glory Of Life (Sei No Kagayaki) de 1919 dirigido pelo critico Kaeriyama, tem a honra de ser  um marco no cinema japonês assim como Amateur Club, filme estrelado por Thomas Kurihara e escrito por Tanizaki.
                 O Lado trágico da história:acreditasse que apenas 4 a 5 % dos filmes japoneses realizados até a segunda guerra mundial tenham sobrevivido.Portanto é um movimento que existe apenas nos relatos, e na nossa imaginação cinéfila.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Movimentos do cinema 1: Brighton School

Brighton School

Surgimento:1896 na Inglaterra.
               Uma escola que ensinou muito para os seus alunos, inclusive impulsionar o cinema britânico.O movimento teve esse nome posteriormente, graças ao grande surrealista e teórico Georges Sadoul .Um grupo de membros de varias alas formando filmes.Dentro desta sala de aula temos professores, astrólogos, eletricistas, inventores, fotógrafos e até ilusionistas, como o mestre Meliés.
Nomes chaves:

          George Albert Smith (4/01/1864-17/05/1959).Psicólogo, professor, astrônomo, inventor e ilusionista.Um dos pioneiros na edição de filmes, filmes coloridos e Close-ups.Muitos conceitos semelhantes a Meliés.Sua mulher contribuiu para o desenvolvimento de sua veia cômica.Diga-se que Smith é um gênio do inicio.Alguns de seus filhos :
  •          O beijo do túnel / a Kiss in the túnel (1899) 
  •          Let me dream again (1900),Dizem ser o primeiro filme em que existe uma transação fora de foco do cinema, emulando o despertar do sonho.
  •          Grandma’s reading glass e As seen Through a telescope (ambos de 1900)Os primeiros a terem close-up e POV respectivamente.
  •          Mary Jane’s mishap(1903) particularmente hilário.Um exemplo do humor que o casal demonstrava em cena.


          James Williamson (08/11/1855 – 18/08/1933) um inovador , através de várias tomadas para construir uma cena de ação.
  •          Ataque em uma missão Chinesa(1900), o filme é notável por filmar contrapontos de ação.Hoje apenas o principal segmento sobreviveu.
  •          The great Swallow (1901), Seu filme mais famoso. Williamson  utiliza  um extremo close-up inventivo e metalinguístico.
  •          Fire! E Pare, ladrão!( ambos de 1901) filmes correspondentes as inovações de como deveriam ser filmados os planos e tomadas para o desenvolver da ação.


Outros colaboradores do movimento são: Esmé Collings, William Friesé-Greene, Mitchel & Kenyon e Alfred Darling. 
the big swallow de Williamson.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

WUXIA, OS FILMES DE SUPER-HERÓIS CHINESES

Cada um com o seu herói...e sem preconceito


 
 

                 Um amigo e eu conversávamos sobre filmes, e em um momento me perguntou se eu gostava de filmes de ação , respondi que sim, inclusive de artes marciais. Ele disse que adorava o Jackie Chan, eu concordei, mas no momento seguinte discordamos quando ele se manifestou em não gostar “daqueles filmes que o cara voa”. Achei estranho , ele gostava de quadrinhos e de filmes de super-heróis, portanto na minha concepção qual era o problema do sujeito voar, se era a técnica milenar, disse a ele. ”Ah não sei não, acho forçado”, respondeu descobri que opinião dele não era solitária, pois era uma frase já ouvida por mim, mas foi a primeira vez que me questionei de por que alguém que gosta de super-heróis não gosta do gênero Wuxia.



                   Momento wikipédia: Wuxia é um gênero cinematográfico e literário em que a ação normalmente se passa da dinastia Qing .Além da dinastia Qing, pode ser dai para trás , que mistura lutas de espadas com folclore e artes marciais, algumas das histórias contam de forma mistificada acontecimentos reais. Então normalmente é uma história de FANTASIA, e muito de seus personagens sendo reais (como IP Man) e fictícios tornam-se lendas. Deixando claro que os filmes de Ip man não são Wuxias (podem um dia se tornar), mas é claro que ele acabou se tornando uma lenda.


 
                   Nesses filmes vemos a arte marcial encontrando Bruxas, feiticeiros siameses, heróis voadores, pessoas que planam em bambus, espadas capazes de destruir exércitos, sobrancelhas  (e cabelos) que atacam seus adversários. E ainda me pergunto, o que à de mau nisso? Por que ainda existe um preconceito e um costume de termos tudo explicadinho , costumes adquiridos pelos filmes americanos. Isso não é uma critica ao grande cinema americano, é que por causa do costume não abrimos nossas cabeças a aquilo que já é milenar na China. Não precisa ser toda vez explicado quando uma mulher flutua por casas atrás de uma ladra. Isso é da história, é daquele costume. Os filmes de Wuxia são os filmes de super-heróis chineses!!!
 
                    A maioria das pessoas , e alguns cinéfilos ocasionais, não considera que um filme de Wuxia possa ser um filme de super-heróis. Vejam bem, se virmos um filme americano e de repente um sujeito escala paredes, voe, golpeie paredes, se multiplique , levite, transforma-se em uma borboleta , ataque seus inimigos com os cabelos, tenha asas e seja um alienígena que vem para terra e solte visão de calor, está tudo bem. Se é chinês é ridículo, é forçado. Ai alguns vão dizer: ”Ah, mas o sol amarelo faz isso com ele”. Maravilha, me convenceu!!Eles nasceram assim por causa na mutação genética, claro as pessoas não nascem em condições de mal formação genética, as vezes sem dedos ou braços, elas nascem com asas.
 
 
 
                     Enquanto Hollywood e muitos blogueiros e vlogueiros estão preocupados com os filmes de super-heroinas, eu quero apenas que relaxem e sem preconceito olhem para o oriente e descubram que em 1992 já existia filme de super-heroina.Heroic trio foi um sucesso e é um dos mais divertidos que se pode encontrar. As heroínas (Michele Yeoh, Anita Mui e Maggie Cheung)fazem de tudo nesse incrível filme, voam, ficam invisíveis, pulam por muros sentadas em barris acesos por bombas, cortam balas ao meio. Elas podem porque tudo isso é fantasia, não precisamos explicar, elas apenas fazem.
Maggie Cheung em Heroic Trio (1992)
 
               A técnica apresentada nos filmes wuxia, como a levitação não são explicadas, não basta as cenas serem belíssimas, é necessário fazer sentido, apesar de acharem que alguém escalando paredes usando tenis seja muito cientifico. Parece que o único tipo de herói é aquele criado na terra do Tio Sam. Por que aceitam, ai estou mudando o país, que os cavaleiros do zodíacos tenham poderes. Novamente peço apenas que abram as mentes e abracem a frase : Wuxia são filmes de super-heróis chineses(taiwaneses, tailandeses, etc...).Mergulhe na fantasia e divirta-se.
 
Uma das mais belas cenas de luta do gênero, por Zhang Yimou:
por Marcos Damiani lobo

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Vietnã- Volta ao mundo em 80 filmes (around the world in eighty films)

Cinco dias em Saigon -2007
(Owl and the Sparrow / Cú và chim se sẻ )
De: Stephane Gauger.

 
                              O cinema Vietnamita é como o Brasileiro em sua estética e tema entre a relação dos indivíduos. As formulas se encontram pela naturalidade do que se vê na tela. Cinco dias em Saigon tem um pouco disso. A garota Thuy (Pham Tih Han) é fugitiva de seu tio que a trata de forma estupida, ela acaba  encontra-se na rua com outros sobreviventes de relacionamentos fracassados, uma aeromoça (Cat Ly ) e um tratador de Elefantes(Le The Lu).O filme circula pelas ruas de Hou Chi Min, com a interação destes refugiados.
                             O cinema do Vietnam trava batalhas desde um pouco depois de seu inicio , que fracassavam mas produziram documentários importantes, como o do Funeral do Imperador Khai Dinh.
                         Depois o cinema continuou sua guerra , seus documentários seguintes sobre a Primeira Guerra da Indochina. Após isso, o país dividiu-se e duas linhas de cinema surgiram, a de Hanoi com seus filmes documentais e teatrais, e o cinema de Saigon com filmes de guerra e comédias. Curiosamente quando se imaginava que o cinema teria mais baixas, na Guerra do Vietnam, a produção manteve-se grande. A reunificação seguinte trouxe os heroicos filmes socialistas e o aumento das produções.
                        A partir do final dos anos 80, a guerra mais mortal foi contra a TV e a crise econômica ,estes inimigos combinados atacavam por varios flancos o cinema, justamente no momento em que ele começava a tornar-se mais independente e “autoral”.Tran Van Thuy talvez seja o maior herói de guerra do cinema Vietnamita. É dele Cheiro de Papaia Verde e Cyclo, os primeiros filmes reconhecidos internacionalmente.
                       De alguns tempos para cá o Cinema Vietnamita equilibrou as forças, e uma trequa se estabeleceu entre as mídias, com o aparecimento de filmes mais comerciais e de entretenimento, como Muoi(2007) e Quando os homens engravidam (2004).

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Sri Lanka - Volta ao mundo em 80 filmes


PURAHANDA KALUMARA (DEATH ON A FULL MOON DAY) -1997
 
MORTE EM UM DIA DE LUA CHEIA
 
                  Um homem cuja a crença da imortalidade perante a guerra toma corpo.Ele é cego, é simples e sujo.Ele é forte.Sua manifestação é política. Sua teimosia é louvavel.Um homem que representa os agrestes simples que tem seus filhos tirados debaixo de suas asas para morrerem nas eternas guerras.Death on a full Moon day é simples e honesto.Sincero nos principios anti-bélicos do qual se propoem, proesa singela de um cinema pequeno mas produtivo.
                 Sri lanka é cinema que esta presente desde sempre, quando o país ainda tinha o nome de Ceilão , filho da India que se emancipou em 1947.Porem bebia nas formulas indianas bollywoolenses de fazer cinema por mais de 20 anos, Hoje Prasanna Vithanage é um dos filhos mais importantes dessa terra que compõem obras originais e diferentes de seus páis.
 

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Meditação -Pinturas Amarelas

 
Influenciada por filosofia budista mas mantendo o pessimismo, apesar do isolamento da iluminação onde consegue deixar os males para fora, o corpo sofre uma transformação tornando-se uma arvore, porem já sem folhas. Os únicos três chakras que ainda existem são os mais básicos, o amarelo do ego, o laranjado sexualidade e o vermelho o da sobrevivência. Como nas outras obras, o desaparecimento do ser inicia-se e funde-se com o etéreo.
 
Por Marcos Damiani Lobo.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Pintando pesadelos- Pinturas Amarelas

Talvez uma fase ou uma tendência , minhas pinturas amarelas.
 
 Bouquet
 
 
Uma espécie de dedicação monstruosa
 
 
Medo do Nascimento
 
 
A vida e o medo são uma roda, o nascimento, aquilo que esta por vir causa ansiedade e medo.Assim como extravasar nossos sentimentos.A erupção de sentimentos que nos dominam.Tudo é assustador, nossa carne frágil de desfaz de dentro para fora.A degeneração e solidão tomam conta do ser.O medo é presente e devastador mas também desaparecerá com o individuo. 
 
Tanza Morda
 
 
 
 
 
Novas Carcaças
 
 
As novas carcaças tecnológicas sobrepondo-se as carcaças orgânicas.Somos orgânicos e tecnológicos nos relacionamentos. Somos programados na vida.Parece que nossas próprias carcaças não nos pertencem, ou não existem mais.
 
 
Nova pintura ainda em desenvolvimento ,uma meditação para dias difíceis e horas insuportáveis
 


 


sábado, 4 de junho de 2016

O ensino de cinema em alguns cursos de Artes Visuais

O problema com o ensino de cinema em alguns cursos de artes visuais -Uma critica



 





              Por motivos escolares ando muito atarefado na faculdade de artes visuais, as provas e estágios, além dos trabalhos e o próximo passo, o TCC, acabam com o tempo para o blog e trabalhos paralelos. Nesse meio de obrigações me deparo com uma situação que de certa forma é contraditória ao titulo da faculdade que curso. Esticando o pescoço e dando uma olhada nas faculdades e universidades vizinhas me deparo com o mesmo problema aqui da região. O problema? A má educação fílmica. Digo apenas na região onde moro, que é o Paraná. Não posso falar da Coréia ou Argentina, posso apenas falar do meu convívio .

              Quando se cursa a faculdade de Artes-Visuais temos todo um preparo teórico a respeito dos movimentos artísticos que permeiam a história do homem, começando desde os tempos das cavernas até a arte contemporânea.

               Quem faz esse curso , mesmo não sabendo muita coisa antes dele, vai aprendendo a evolução e revolução das artes plásticas, os pontos chaves dos movimentos e seus pintores. Descobrimos por exemplo a importância de um Leonardo Da Vinci ou mesmo de um Giotto . Descobrimos também a revolução que um quadro como O casal Arnolfini de Jan Van Eyck , trouxe para a arte. Entendemos a perfeição física de um Policleto na Grécia antiga aos Ready-made de Marcel Duchamp.

               Conseguimos entender todo o complexo campo das artes e os porquês de suas transformações. Mas e o cinema ?Não seria uma forma de arte Audio visual? Ou em seu inicio apenas uma arte visual? Será que assim como entendemos um Wassily Kandinsky e suas teorias matemáticas e musicais , também se olha com a mesma admiração para uma obra de fantasia plástica de um Sergei Parajanov? O Dali do Cinema também é tão admirado quanto o Dali da pintura? Não seria Jean Renoir , para o cinema tão ou mais brilhante que seu pai Auguste Renoir para a pintura? Por que essas perguntas não são respondidas com tanta facilidade nas faculdades de artes visuais? Talvez a resposta seja o desconhecimento e a tal falta de educação fílmica que nos cerca.

                 O cinema em muitos dos cursos é abordado da seguinte maneira, que o cinema teria sido inventado pelos irmãos Lumire , o expressionismo alemão chegou ao cinema com O gabinete do Dr Caligari , Dali fez com Buñuel um filme surrealista chamado O cão Andaluz e a vídeo  arte foi muito bem explorada pelos artistas contemporâneos. Ponto!!!!Em grande parte é isso, com pequenas exceções .

                 Até chegarmos a faculdade e aprendermos alguma coisa em relação ao cinema, muitos alunos, muitos mesmo estão reféns da massificação e a “questão do gosto”. Como se o cinema fosse como um grande supermercado onde cada um escolhe o que quer levar e para casa .As pessoas tem o direito de gostar dos filmes que quiserem, mas não é estranho uma pessoa por exemplo dar uma estrela para um filme e outra 5 para o mesmo?

                 O que estou questionando não é o gosto em si, mas que pelo menos as faculdades de ARTES VISUAIS devam no mínimo explorar as possibilidades do cinema assim como exploram a pintura, a escultura, a gravura e demais artes visuais. O ensino da arte cinematográfica tem que ser ensinada.Não deixar apenas nas mãos do curso de jornalismo.As pessoas precisam saber a importância de um Fritz Lang, Orson Welles, Stanley Kubrick ou Sergei Eisenstein.Da importância de filmes como Acossado, A cor da Romã , Cidadão Kane, 2001 e Rashomon.De movimentos como o Neo-Realismo, de uma Nouvele Vague ou do cinema Noir.
 
                  Pode ser que esse pequeno texto seja um pequeno desabafo que pode dissolver-se nas páginas da web mas é necessário esse tipo de reflexão. O cinema é uma industria gigante e cara, mas alguns ainda o realizam como arte, e o cinema é e deve ser reconhecida como tal.Pelo menos que seja reconhecida nos cursos de artes visuais.

 

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Tailândia - Volta ao mundo em oitenta filmes (Around the world in Eighty Films )

Cemitério do esplendor


                             Ao contrario do que se pensa hoje em dia, o Cinema Tailandês não é somente calcado nos atuais filmes de aventura, vem de uma linhagem longa iniciada no fim do século XIX, com grande sucesso nos anos 20 e ininterrupto durante a segunda guerra,  sempre produzindo  diversos gêneros. O que aconteceu foi um declínio no inicio dos anos 80 que prejudicou muito o cinema Tailandês, por causa do gigantesco aumento da televisão e problemas com distribuição.Nos anos 90 a crise asiática tambem ajudou no declinio.Porem , uma nova geração de diretores começou a surgir e tiveram muito sucesso com filmes de aventura ,ação, policiais e até westers.Uma espécie de New Wave traria novo folego ao Cinema Tailandês.
 

                             Pouco tempo depois um cinema alternativo apareceu, e com ele o seu lider: Apitchatpong Weerasethakul, trazendo um cinema totalmente novo.

                            Com movimentos de camera lentos e quadros estáticos, ele desenvolve uma contemplação única onde o homem se encontra com a natureza e com a fantasia.”Joe” como é conhecido , consegue fazer um cinema que borbulha fantasia de uma maneira natural, onde a revelação fantástica aparece de forma modesta e sem estardalhaço, mas que é desconcertante.

                           A história é a respeito de enfermeiras e cuidadoras de um hospital onde soldados são tratados depois de adiquirirem uma doença que os faz dormir interruptamente. Algumas delas conseguem se comunicar com os pensamentos dos doentes.Cemitério do esplendor lembra muito a fantasia em Tio Boome, e sempre de forma quase corriqueira.É tambem um de seus filmesmais politicos.

                          Apitchatpong Weerasethakul é daquele grupo de diretores (como Parajanov) que não se sabe bem por onde começar a ver seus filmes, afinal o diretor trabalha de forma muito particular, e não muito mainstream, trazendo singularidade ao cinema.
 
 Por Marcos Damiani Lobo.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Atores de Tokusatsus que deram certo no cinema (ou coisa parecida)


                   Esse titulo é um pouco injusto e não muito bem definido para a minha proposta. Gostaria de ver o algo mais que alguns atores conseguiram, uma grande carreira ou conseguiram trabalho em grandes produções.
                   Tendo em mente que quando falo tokusatsu estou me referindo o que é conhecido por tokusatsu aqui no Brasil, seriados de ação e fantasia japoneses com efeitos especiais.

Quem são os atores de Tokusatsus?

                 Os atores de tokusatsu apesar de carismáticos , parecem se limitar algumas séries do genero e depois se aventurarem em outras profissões.Nosso eterno Jaspion(Hikaru kurosaki) hoje é instrutor e guia em mergulho e a doce Sayaka de Changeman(Hiroko Nishimoto) é tornou-se repórter.
                 A grande maioria desses atores não conseguiu uma grande carreira cinematográfica.
          
       Muitos que continuaram suas carreiras aparecem em diversos seriados Tokusatsus (como Machiko Soga),outros fizeram muito sucesso na TV com séries bem diferentes como dramas e policiais(como Junichi Hirata).Mas para valorizar esses atores a minha lista se concentra em nomes que  conseguiram pelo menos uma carreira mais precisa ou aparecer em mais de um grande filme (e os diretores envolvidos na minha lista não são só uns diretores, vão desde Masaki Kobayashi a Abbas Kiarostami).Mais um detalhe é que nesta lista por exemplo não entra Kenji Ohba que está em uma pequena participação em Kill bill, e mais nada excepcional ou de nota; ou até mesmo o Ultraman Hayata que esta em um pequeno papel em Os sete rebeldes (Kiru).
                Portanto essa lista não é para ser levada como um estudo cientifico ou mesmo que fulano faltou ,eu assisti 80 % do que estou relatando mas encaro como mais uma curiosidade em relação a um segmento que podemos considerar um nicho divertido, o Tokusatsu.
 
 
 
Fukumi Kuroda

 
                          Mulher charmosa nascida em 21 de julho de 1956, ficou conhecida como Ahames no seriado dos Changeman.
No cinema...
Antes mesmo de Changeman , apareceu em um filme de Shohei Imamura chamado História do Japão pos-guerra por uma atendente de bar (Nippon Sengoshi -madamu Onboro no seikatsu) de 1970.Mas seu rosto é conhecido pela parceria em alguns memoraveis filmes do grande Juzo Itami;o clássico Tampopo(1985) onde aparece linda e nua e Ageman (1990).Esteve tambem em um filme de terror de Kiyoshi Kurosawa Sweet Home (1989) e no belo elenco de Zero Focus (2009) com a gracinha Ryoko Hirosue.
Kuroda teve muito sucesso na TV japonesa.
cena do Orgasmo com ovos em Tampopo:
 
Akira Ishihama

 
                               Um caso de uma grande carreira para depois aparecer como secundário no seriado Flashman. Ele é conhecido no meio do tokusatsu como o Doutor Tokimura, um cientista que para saber o que acontece com sua filha no passado acaba construindo uma maquina do tempo.O personagem e sua família apareceram no episodio 8 e continua até o fim do seriado.

No cinema...
Começou no inicio dos anos 50 estrelando Shonenki (1951) um drama de guerra e um pequeno papel em Umi no Hanabi(1951) e Tooi Kimo (1955) ambos do grande Keisuke Kinoshita.Depois esteve em três filmes de Masaki Kobayashi, Magokoro(1953),Algum lugar no imenso ceu ( 1954) e A condição Humana Parte I (1959).Trabalhou em uma série de filmes do diretor Minoru Shibuya:O cristo de bronze(1956),Onna no ashi ato(1956) e co-estrelou O paraiso dos Bebados (1962) ;no mesmo ano estava em outro clássico Harakiri (1962) tambem de Kobayashi.Esteve em muitos outros filmes até 1979.Depois de uma pausa esteve em flashman e reativou a carreira , direcionando-se mais para a TV.
  Ao lado cena do filme Magokoro.





 
Michiko Nishiwaki

Quem diria que a Lay de Spielvan,com seu destino patético virando cadeira conseguiu continuar de forma honrada uma bela carreira.
Michiko é um famosa duplê, trabalhando em filmes como(lá vai os principais):Red Coner(1997), Blade(1998) , O mundo de Andy,(1999) A hora do rush 2(2001), O rei escorpião (2001), Kill Bill (2004), Colateral (2005), Memórias de uma gueixa (2005) e missão impossivel III (2006).
Como Atriz fez pontas em filmes como maquina mortifera IV (1998), e esteve de forma mais ativa em Minhas estrelas da sorte (1985) com um elenco que tinha Jackie Chan, Sammo Hung, Sibelle Hu, Richard Ng e outras estrelas da época ( Bolo Yeung faz um marido traido para voces terem ideia),In the line of Duty III (1988).Alguns filmes com a única atriz americana que conseguiu ser estrela na china, a Cynthia Rothrock com Beyond the Law (1989) e perseguição alucinada (1989),esteve no divertido Sob proteção policial(1990) com Moon Lee.
 
 The Mighy Gambler.
 
 
 
 
 
Yukari oshima

Essa conseguiu ser estrela em países diferentes.Yukari Oshima foi a Farrah Cat em Bioman.
 
 
              Oshima teve muito sucesso nos anos 80 em Hong Kong, estando em vários filmes famosos , protagonizou com Moon Lee uma das melhores cenas de luta entre duas mulheres no cinema no filmaço Anjos de Aço (1987) que foi a primeira parte de uma série de filmes chineses que na verdade emulavam a série As panteras. Esses filmes são estrelados por Moon Lee , Elaine Lui e Alex Fong.
              Depois disso, Oshima protagonizou vários filmes em que muitos foram sucessos, apresentando sua técnica como em Tiger Cage (1989),Final Run (1989)Brave Young Girls(1990),The Godfather's daughter mafia blues (1991) e ainda está no classico trash A história de Ricky-Oh de 1991 (se não viram ,vejam ,é inacreditavel e um dos filmes mais sanguinolentos e engraçados de todos e ela faz um papel masculino).Seu ultimo filme memorável em Hong Kong foi O quarteto vingador (1992) onde fizeram o que Stalone fez em Os mercenarios , reuniram as grandes estrelas da época como Cynthia Khan , Moon Lee, a já citada Michiko Nishiwaki e a própria Yukari Oshima.
Sua carreira não foi indo tão bem como antes e Yukari começou a fazer filmes nas Filipinas onde adotou o nome de Cynthia Luster e novamente tornou-se estrela naquele pais com filmes como Era uma vez em Manila (1994) e Hong Tian Mi Ling(1994) de Godfrey Ho, que na época estava bombando . Oshima mais a frente começou a ter papéis menores, mas equilibrando produções no Japão , Filipinas e novamente em Hong Kong.
 
The Avenging Quartet 1992

Akiji Kobayashi
 
 Nascido na região de Tóquio.Akiji Kobayashi é sem duvida um dos mais prolificos “atores tokusatsus “ de todos os tempos.Já era uma figura conhecida no meio de cinema em pequenos papéis.

No Tokusatsu...

Esteve em vários clássicos como a primeira série Kamen Rider (1971).É mais conhecido como o Capitão Muramatsu no clássico Ultraman, estando tambem no excelente Ultraseven,O regresso de Ultraman e Ultraman Ace.Na linha kamen rider participou de Kamen Rider V3, X ,Amazon e Stronger.
No cinema...

                    Entre alguns longas de tokusatsus (como Godzilla vs king Ghidorah ,Godzilla e Mothra:a batalha da terra e Gamera 2, em 1991 ,1992 ,1993 respectivamente), Akiji pode ter o orgulho de dizer que esteve em vários filmes de Masaki Kobayashi que ao lado de Akira kurosawa e Hideo Gosha, fez os melhores trabalhos relacionados aos filmes Chanbara, os famosos filmes de samurai.

Esteve em alguns dos melhores filmes japoneses do periodo como A Condição Humana Parte II (1959),Harakiri (1962),Kwaidan(1964),todos com Masaki.Trabalhou com um dos expoentes da Nouvelle Vague japonesa Seijun Suzuki em A juventude da besta(1963) com o genio Nagisa Oshima em Os prazeres (1965)com o mestre Shohei Imamura em Introdução à antropologia(1966) e com Kon Ishikawa fez Gokumon-to (1977).Curiosamente um de seus últimos trabalhos foi uma autoparódia em Getting Any?(1995) do Takeshi Kitano onde ele fazia o capitão de um centro de invasões, bem parecido com o papel que o marcou em Ultraman, até os uniformes são parecidos.

Trailer de A juventude da Besta.
 
Rin Takanashi
           Primeiramente eu quero dizer que Rin Takanashi na minha modesta opinião esta entre as mais bonitas do Tokusatsu, e fico contente de ela estar conseguindo o sucesso que tem.
           Rin é conhecida por essas bandas por ser a Mako em Shinkenger, e os filmes derivados da série.Mas poucos sabem que antes já esteve em dois filmes, o suspense mediano Goth (2008) e no mesmo ano em um pequeno papel dramático no grande filme de Kiyoshi Kurosawa ,Tokyo Sonata como a mulher do amigo do protagonista que esta desempregado.Então, começou um periodo que Takanashi parecia ser destinada a participar de produções Tokusatsus como Goseiger X Shinkenger e Kamen Rider w Returns (2011).
Mas as coisa mudaram quando um dos maiores cineastas em atividade, Abbas Kiarostami a escalou para ser a co-estrela em Um alguém apaixonado (2012).O mundo conheceu o seu lindo rosto , alem de sua verdadeira revelação como atriz.Protagonizou Isn't Anyone Alive?(2012) e It All Began When i Met you (2013).
 
                         Pode ser vista no filmaço Killers (2014) co-produção Japão -Indonésia dirigido pelos Irmãos Mo que estrelou em Sundence. Rin não abandonou a TV e ainda atua em varias produções.

                            Por ultimo, deixo aqui as minhas indicações dos melhores filmes onde eles atuam de forma a poderem ser mais vistos.

                        Fukumi Kuroda: Tampopo (1985), Juzo Itami.Comédia.114 min.

                        Akira Ishihama :Cristo de Bronze (1956).Minoru Shibuya.drama.100 min.
                                                   O Paraiso dos Bêbados (1962).Minoru Shibuya.drama.

                        Michiko Nishiwaki: God Of the gamblers (1989) ,Wong Jing.Policial.124 min.
                                                         Minhas estrelas da sorte (1983)Sammo Hung.ação.93 min.

                         Yukari Oshima: A história de Ricky-oh(1991).Ngai Kai lam.Ação.89 min
                                                    Anjos de Aço (1987)Raymond Leung e Teresa Woo.Ação.90 min.
                                                    Angels Terminators 2 (1991)Chin Kun Lu.Ação.92 min.

                          Akiji Kobayashi: Harakiri (1962).Masaki Kobayashi.Chanbara.112 min
                                                      A juventude da besta (1963).Seijun Suzuki.Suspense.92 min.
                                                     Gettyng Any?(1995).Takeshi Kitano.Comédia.110 min.

                         Rin Takanashi :  Um alguém Apaixonado (2012).Abbas Kiarostami.Drama.109 min
                                                     Killers (2014).Timo Tjarjanto e Kimo Stamboel.Suspense.137 min
                                                     
                                                   
Ps: Sugiro a Trilogia da Condição Humana, assim como o filme Harakiri, independente se existem participação de atores de Tokusatsus ou não, são filmes obrigatórios.Um abraço .

Por Marcos Damiani Lobo.